Sempre que há um segmento de notícias sobre o mercado imobiliário, ouvimos falar dos desafios de acessibilidade que os compradores enfrentam hoje. Essas manchetes estão focadas em quanto as taxas de hipoteca subiram este ano. E embora seja verdade que as taxas aumentaram drasticamente, é importante lembrar que elas não são o único fator na equação da acessibilidade.
Aqui estão três medidas usadas para estabelecer a acessibilidade dos imóveis: preços de imóveis, taxas de hipoteca e salários. Vamos olhar atentamente para cada um.
1. Taxas de Hipoteca
Este é o fator em que a maioria das pessoas está focada quando fala sobre as condições de compra de casa hoje. Até agora, as taxas atuais são quase quatro pontos percentuais mais altas do que eram no início do ano. Como Len Kiefer, vice-economista-chefe da Freddie Mac, explica:
“As taxas de hipotecas fixas de 30 anos nos EUA aumentaram 3,83 pontos percentuais desde o final do ano passado. Esse é o maior aumento anual nas taxas em mais de 50 anos.”
Esse aumento nas taxas de hipoteca está afetando o quanto custa financiar a compra de uma casa, criando um desafio para muitos compradores que estão precificando alguns fora do mercado. Embora a atual incerteza global dificulte a projeção para onde as taxas de hipoteca irão no futuro, os especialistas dizem que as taxas provavelmente permanecerão altas enquanto a inflação continuar.
2. Preços residenciais
O segundo fator em jogo são os preços das casas. Os preços das casas ganharam manchetes nos últimos anos porque dispararam durante a pandemia. Agora, o Índice de Preços de Casas mais recente da S&P Case-Shiller mostra que os valores das casas continuaram a desacelerar pelo quinto mês consecutivo.
Essa desaceleração está acontecendo porque as taxas de hipoteca mais altas estão moderando a demanda e, como resultado, facilitando a concorrência do comprador e as guerras de lances que anteriormente elevavam os preços.
O que vale a pena notar, porém, é o quanto os preços das casas ainda são mais altos do que eram antes da pandemia. Mesmo agora, temos um longo caminho a percorrer para chegar a níveis mais normais de valorização do preço das casas, que está historicamente mais próximo de 4%. Quando as taxas de hipoteca e os preços das casas são altos, a acessibilidade e seu poder de compra tornam-se um desafio maior.
Mas enquanto os preços ainda estão elevados em muitos mercados, algumas áreas estão vendo ligeiras quedas. Tudo depende do seu mercado local. Para obter informações sobre o que está acontecendo em sua área, entre em contato com um profissional imobiliário de confiança.
3. Salários
O único componente grande e positivo na equação de acessibilidade é o aumento dos salários americanos. Este ano não é exceção.
Como o Bureau of Labor Statistics (BLS) relata:
“Os ganhos semanais médios dos 120,2 milhões de trabalhadores assalariados e assalariados do país foram de US$ 1.070 no terceiro trimestre de 2022 (não ajustado sazonalmente), informou o Bureau of Labor Statistics dos EUA… Isso foi 6,9% maior do que no ano anterior…”
Portanto, quando você pensar em acessibilidade, lembre-se de que o quadro completo inclui mais do que apenas as taxas de hipoteca. Os preços das casas e os salários também precisam ser levados em conta. Como os salários estão subindo, eles são uma grande razão pela qual compradores sérios ainda estão comprando casas este ano.
Se você tiver dúvidas ou quiser saber mais, entre em contato comigo para que eu possa explicar como todas essas variáveis funcionam juntas e o que está acontecendo em sua área. Como Leslie Rouda Smith, presidente da Associação Nacional de Corretores de Imóveis (NAR), diz:
“A compra ou venda de uma casa envolve uma série de requisitos e variáveis, e é importante ter alguém ao seu lado do início ao fim para tornar o processo o mais tranquilo possível... e objetividade para fornecer conhecimentos confiáveis aos consumidores em todos os CEPs dos EUA.”
Para saber mais, entre em contato comigo para que você possa tomar uma decisão informada se estiver planejando comprar ou vender uma casa agora.
Comments